A manutenção interfone condomínio é importante para o funcionamento do sistema, garantindo que todos os pontos estejam em funcionamento.
Considerado como uma facilidade o sistema de comunicação interna de um condomínio também faz parte do pacote de itens de segurança.

Como funciona o sistema de interfone no Condomínio
Antes de mais nada é preciso entender como funciona o sistema de comunicação interna no condomínio.
Na sua maioria o sistema é composto por uma central que também é conhecida por PAX, blocos de distribuição e ramais.
Nos condomínios normalmente a central esta localizada na portaria em um DG.
A central é composta com placas responsáveis por identificar e direcionar as ligações entre ramais. Aqui as possibilidades de tamanho, regras de ligação, gravação e identificação são diversas.
Nesse sistema cada ramal recebe um par de fio, também conhecido como cabo CCI.
É neste momento que entra o bloco de distribuição, responsável pela organização e distribuição dos cabos em cada local ou andar no prédio.
Por fim, o aparelho de interfone na unidade do morador recebe a conexão por fio vindo do bloco de distribuição. Assim possibilitando a realização de chamadas para a portaria e entre unidades.
Como funciona a Manutenção Interfone Condomínio
A manutenção interfone condomínio deve ser dividida entre preventiva e corretiva.
Na atividade preventiva realiza-se a verificação de funcionamento da central, atualização de versão de software, backup e situação de energia onde há nobreak.
Ainda neste atividade é importante realizar o teste de chamada para os ramais menos utilizados como salão de festas, academia, churrasqueira e subsolo. Eventualmente podem apresentar problema, mas como são pouco utilizados não se percebe.
Já a atividade corretiva acontece por acionamento do morador relatando problema na sua unidade, problemas com o ramal da portaria ou mesmo parada de funcionamento da central.
Descarga elétrica e surto de energia no Interfone
Sabemos que a combinação raios e equipamentos eletrônicos normalmente não terminam bem. E para o sistema de interfone a situação também é preocupante.
Por conter uma grande quantidade de cabeamento ramificado, o sistema de interfone possui grande probabilidade de queima em caso de descarga elétrica.
Falta de proteção no circuito de energia e falta de proteção nos blocos de distribuição, na maioria dos casos são os principais motivos para a queima da central.
Contar com um profissional técnico habilitado para manutenção interfone condomínio é importante para reduzir o risco de queima.
Durante o mapeamento técnico será apontado medidas de melhorias, assim como correções no sistema atual.
Sobre a Recontech Automação
Formada por profissionais especializados em segurança eletrônica e TI, a Recontech Automação e Segurança fornece equipamentos e serviços para condomínios residenciais, comerciais e empresas.
Nosso trabalho é proporcionar segurança preventiva através da tecnologia, melhorando processos e procedimentos, resultando em maior proteção para seu patrimônio e sua família.
Entre em contato e solicite uma avaliação (11)3136-1129 ou contato@recontech.com.br