Início » Blog » Instalação de Cerca Elétrica

Instalação de Cerca Elétrica

A instalação de cerca elétrica tem se tornado cada vez mais popular em casa, condomínios e empresas. Afinal, é uma das opções mais simples e eficazes quando o assunto é segurança perimetral.

Mesmo com a simplicidade do sistema, porém, ainda existem muitas dúvidas a respeito da cerca elétrica. Como ela funciona? Quem pode fazer a instalação? Quais são as regulamentações da cerca elétrica no Brasil?

Instalação de Cerca Elétrica

Como funciona uma cerca elétrica

O sistema de cerca elétrica é baseado em 3 componentes básicos.

  • Uma central eletrificadora: Fornece pulso de energia em ciclo para todo o sistema, deve ser dimensionada conforme o tamanho r propósito do sistema.
  • Fios de choque: por onde circulam a corrente elétrica.
  • Hastes de isolamento: responsável pela fixação dos fios e impedir a fuga de corrente.

Quando uma pessoa ou animal entra em contato com os fios da cerca, ela fecha o circuito, o que provoca a descarga elétrica em seu corpo.

Esse choque não é letal, de forma que a cerca cumpre o papel de proteger o imóvel sem representar risco de acidente.

Além disso, em modelos mais modernos também é possível conectar a central de choques a sirenes, sistemas de alarme ou câmeras. Assim, quando o circuito se fecha ou algum fio é cortado, a central pode acionar as autoridades ou notificar o proprietário, por exemplo.

É seguro fazer a instalação de cerca elétrica?

Como mencionamos no tópico anterior, a instalação de cerca elétrica, quando feita corretamente, não oferece risco à vida.

Isso porque elas funcionam com correntes de baixa tensão; ou seja, trata-se de uma descarga elétrica mais fraca. Além disso, como a central emite pulsos de energia, a pessoa não fica presa aos fios da cerca.

Assim, a instalação de cerca elétrica protege sua casa de duas maneiras: causando um desconforto em possíveis invasores que o impede de ir adiante e, principalmente, inibindo-os de sequer tentarem.

Legislação para uso de cerca elétrica

A instalação de cerca elétrica residencial ou rural é regulamentado no Brasil pela Lei nº 13.477/2017, que determina que “o equipamento instalado para energizar a cerca deverá prover choque pulsativo em corrente contínua, com amperagem que não seja mortal, em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”, bem como que sejam instaladas placas de aviso a respeito da cerca.

Além disso, a lei também determina que o primeiro fio eletrificado esteja “a uma altura compatível com a finalidade da cerca eletrificada” e, em áreas urbanas, a uma altura mínima que “minimize o risco de choque acidental em moradores e usuários das vias públicas”. Apesar disso, a lei não entra em detalhes sobre quais seriam essas alturas.

Também é importante se atentar para legislações estaduais e municipais, que podem ser mais específicas e rígidas.

Sobre a Recontech Automação

Formada por profissionais especializados em segurança eletrônica e TI, a Recontech Automação e Segurança fornece equipamentos e serviços para condomínios residenciais, comerciais e empresas.

Nosso trabalho é proporcionar segurança preventiva através da tecnologia, melhorando processos e procedimentos, resultando em maior proteção para seu patrimônio e sua família.

Entre em contato e solicite uma avaliação (11)3136-1129 ou contato@recontech.com.br

Instagram Recontech

Marcações: