Início » Blog » Manutenção Interfone Condomínio

Manutenção Interfone Condomínio

A manutenção interfone condomínio é importante para o funcionamento do sistema, garantindo que todos os pontos estejam em funcionamento.

Considerado como uma facilidade o sistema de comunicação interna de um condomínio também faz parte do pacote de itens de segurança.

Manutenção Interfone Condomínio

Como funciona o sistema de interfone no Condomínio

Antes de mais nada é preciso entender como funciona o sistema de comunicação interna no condomínio.

Na sua maioria o sistema é composto por uma central que também é conhecida por PAX, blocos de distribuição e ramais.

Nos condomínios normalmente a central esta localizada na portaria em um DG.

A central é composta com placas responsáveis por identificar e direcionar as ligações entre ramais. Aqui as possibilidades de tamanho, regras de ligação, gravação e identificação são diversas.

Nesse sistema cada ramal recebe um par de fio, também conhecido como cabo CCI.

É neste momento que entra o bloco de distribuição, responsável pela organização e distribuição dos cabos em cada local ou andar no prédio.

Por fim, o aparelho de interfone na unidade do morador recebe a conexão por fio vindo do bloco de distribuição. Assim possibilitando a realização de chamadas para a portaria e entre unidades.

Como funciona a Manutenção Interfone Condomínio

A manutenção interfone condomínio deve ser dividida entre preventiva e corretiva.

Na atividade preventiva realiza-se a verificação de funcionamento da central, atualização de versão de software, backup e situação de energia onde há nobreak.

Ainda neste atividade é importante realizar o teste de chamada para os ramais menos utilizados como salão de festas, academia, churrasqueira e subsolo. Eventualmente podem apresentar problema, mas como são pouco utilizados não se percebe.

Já a atividade corretiva acontece por acionamento do morador relatando problema na sua unidade, problemas com o ramal da portaria ou mesmo parada de funcionamento da central.

Descarga elétrica e surto de energia no Interfone

Sabemos que a combinação raios e equipamentos eletrônicos normalmente não terminam bem. E para o sistema de interfone a situação também é preocupante.

Por conter uma grande quantidade de cabeamento ramificado, o sistema de interfone possui grande probabilidade de queima em caso de descarga elétrica.

Falta de proteção no circuito de energia e falta de proteção nos blocos de distribuição, na maioria dos casos são os principais motivos para a queima da central.

Contar com um profissional técnico habilitado para manutenção interfone condomínio é importante para reduzir o risco de queima.

Durante o mapeamento técnico será apontado medidas de melhorias, assim como correções no sistema atual.

Sobre a Recontech Automação

Formada por profissionais especializados em segurança eletrônica e TI, a Recontech Automação e Segurança fornece equipamentos e serviços para condomínios residenciais, comerciais e empresas.

Nosso trabalho é proporcionar segurança preventiva através da tecnologia, melhorando processos e procedimentos, resultando em maior proteção para seu patrimônio e sua família.

Entre em contato e solicite uma avaliação (11)3136-1129 ou contato@recontech.com.br

Instagram Recontech