Controle de Acesso para Veículos no Condomínio
Início » Blog » Controle de Acesso para Veículos no Condomínio

Controle de Acesso para Veículos no Condomínio

Um dos grandes desafios da equipe de segurança é o controle de acesso de veículos no condomínio.

Morar em condomínio tem se tornado a principal opção de famílias em diversas regiões no Brasil.

Itens como segurança, comodidade, lazer e infraestrutura pesam nesta decisão.

Com condomínios em formato de clube e cada vez maiores, o desafio para controle de segurança na portaria vem se tornando cada vez maior.

Um deles é o controle de acesso de veículos de moradores, prestadores de serviço e visitantes.

Controle de Acesso para Veículos no Condomínio

Situações para Controle de Acesso de Veículos

O controle de acesso de veículos no condomínio utiliza como base três itens fundamentais:

Tipo de condomínio: aqui podemos classificar em condomínios verticais e condomínios horizontais.

No caso de condomínios verticais, é padrão que cada apartamento tenha uma ou mais vagas de veículo podendo ser fixas ou rotativas.

Na maioria dos casos não há espaço para veículo de visitantes. Mas em alguns casos onde o regimento interno permite é possível utilizar a vaga do morador, quando estiver vazia.

Ainda em condomínios verticais, também encontramos as vagas para carga e descarga. Neste caso utilizada por um período determinado, para situações excepcionais.

Já no caso dos condomínios horizontais, normalmente o estacionamento de veículos dos moradores é realizado na própria unidade. 

Também é comum que veículos de visitantes e prestadores de serviço entrem no condomínio, pois a distância entre a portaria e a unidade é relativamente grande.

Layout da Portaria: a arquitetura é um fator crucial para o trabalho da equipe de segurança.

Neste caso encontramos diversos tipos de layout que levam em consideração a idade do imóvel, fluxo da via, inclinação de terreno e espaço para manobra.

Neste caso precisamos analisar cada situação para conseguir determinar qual a melhor solução para o controle de veículos.

Regimento Interno: um grande desafio para síndicos e gestores é a aplicação das regras do regimento interno para o acesso de veículos. Situações como o uso de mais de uma vaga não autorizada, empréstimo de vaga, sorteio de vaga de moto são item que na rotina do dia-a-dia causam muitos problemas para a administração.

Acesso para Veículos no Condomínio

Soluções para Controle de Acesso de Veículos

Analisando os diversos fatores que envolvem a rotina do controle de Acesso para veículos no condomínio e os objetivos de segurança, podemos determinar quais itens de tecnologia serão efetivos.

Sistema Tag Veicular: Solução consiste no uso de um adesivo RFID colado no interior do veículo. Ao se aproximar do portão ou cancela uma antena identifica o tag e realiza o acionamento de abertura para acesso.

A vantagem do sistema é a garantia de identificação dos veículos, pois cada adesivo esta associado a um veículo e unidade. Caso o morador tente retirar para utilizar em outro veículo, seu chip interno é destruído.

Controle Remoto Codificado: O uso do controle remoto codificado é muito comum nos condomínios. Seu principio de funcionamento é semelhante aos controles de rádio frequência, porem cada controle possui um código único e esse código é trocado a cada acionamento.

Dessa forma é possível associar um controle remoto a um veículo e unidade, assim quando acionado os dados do condutor e outras informações podem ser exibidas para a equipe de segurança.

Leitura de Placa: A tecnologia para leitura de placa (OCR) vem ganhando espaço nos procedimento de segurança. Combinada com outras tecnologias como o controle remoto codificado, reconhecimento facial ou leitor de biometria, pode garantir que o veículo realmente esta cadastrado para acesso. Neste caso podemos tratar veículos de moradores ou visitantes.

Reconhecimento Facial: O sistema de reconhecimento para reconhecimento facial é uma tendência nos condomínios. A solução esta ganhando espaço devido a facilidade para cadastro, assertividade, sem necessidade de contato e diversas possibilidades de aplicação.

Dentro de uma clausura pode ser utilizado para confirmar que o condutor do veículo realmente é um morador.

Em condomínios horizontais pode ser utilizado para liberar a primeira barreira, sendo possível controlar moradores e visitantes.

Leitor de Biometria: O leitor de biometria terá o mesmo objetivo do leitor facial, identificar o morador.

Pode ser utilizado dentro da clausura de veículos ou onde o layout permitir para liberar o primeiro acesso.

Sistema para Controle de Vagas: nosso sistema para controle de vagas possibilita a aplicação do regimento interno para controle da quantidade de vagas de cada morador por utilizar.

No sistema configuramos a quantidade de vagas de cada unidade, se a haverá compartilhamento para visitante e também as transações para aluguel de vaga.

Controle do Tempo de Permanência: o controle de tempo pode ser aplicado para veículos de visitantes e prestadores de serviço.

Nos casos onde há bolsão de vagas para visitantes é possível controlar o tempo de uso para que haja rotatividade.

Já para prestadores de serviço é possível controlar o tempo de permanência no condomínio, dessa forma auxiliando a equipe de segurança em medidas preventivas.

Sobre a Recontech Automação

Formada por profissionais especializados em segurança eletrônica e TI, a Recontech Automação e Segurança fornece equipamentos e serviços para condomínios residenciais, comerciais e empresas.

Nosso trabalho é proporcionar segurança preventiva através da tecnologia, melhorando processos e procedimentos, resultando em maior proteção para seu patrimônio e sua família.

Entre em contato e solicite uma avaliação (11)3136-1129 ou contato@recontech.com.br

Instagram Recontech